terça-feira, 12 de março de 2013

Dicas de como ler receitas de Tricô.



Termos que geram dúvidas na hora de ler receitas
Para facilitar os trabalhos de quem está começando, reuni alguns termos que geram dúvidas na hora de ler uma receita de tricô.

Amostra
– é o tecido feito em tricô, com o numero de agulha, ponto e fio escolhido para servir de base para a receita do trabalho a ser tricotado. Alternadamente – usamos este termo técnico quando temos mais de uma forma para aumentar ou diminuir pontos, alternando uma e outra forma para que fique uniforme.

Borda – significa o primeiro e o ultimo ponto que está na agulha do trabalho que se está tricotando, formando uma auréola. Este ponto não deve ser destacado das outras e sim tricotado igual ao seguinte no início e igual ao anterior no final da carreira.

Carreiras encurtadas – são carreiras não terminadas para se obter alturas diferentes, ao mesmo tempo. Usadas em ombros; alturas diferentes de pontos (tricô x meia) na mesma carreira; para consertar defeitos do corpo, como altura de ombros diferentes, barrigas, etc.

Carreiras de ida e volta – são carreiras tricotadas direito e avesso (indo e voltando), com agulhas de tricô retas (normais), flexíveis ou circulares.

Carreiras circulares – são carreiras tricotadas somente no direito ou somente no avesso (em circulo) com agulhas circulares, cinco agulhas de duas pontas.

Ponto divisível por... Ou ponto múltiplo de... – indica no início da receita a quantidade de pontos que formam um motivo do ponto. Com esta informação é possível decidir quantos pontos deverão deixar para o quadril e formar motivos inteiros do ponto escolhido.

Gráficos – alguns pontos se tornam mais fáceis quando são representados por gráfico. O gráfico indica o numero de pontos do “motivo” e os pontos de repetição (indicados por **). Por exemplo: se um motivo tem cinco pontos x 14 carreira deve ser repetida no sentido horizontal (começando pelo 1º ponto da direita), tantas vezes quantas for possível com o numero de pontos montado. (Na carreira de volta, seguir o gráfico da esquerda para a direita). Terminada a 14ª carreira (no caso do exemplo), voltar à 1ª carreira do motivo.

• Nos gráficos, os pontos são representados como são vistos no direito do trabalho: assim, por exemplo, as carreiras do avesso, no ponto meia, são trabalhadas em tricô, embora no gráfico apareçam em meia. (Na maioria das vezes, as careiras do avesso acompanham o ponto, isto é, tricô sobre tricô e meia sobre meia).

2 comentários:

  1. Lindo seu blog e seus trabalhos parabéns que Deus te honre mais e mais com saúde e paz.Beijinhos
    Gislaine Soares

    ResponderExcluir